As câmeras: Canon D70, Olympus OM-D EM10-II, iPhones e Garmin Virb

Viajar sem fotografar é impossível para mim. Veja aqui as câmeras que a gente usa!

Um pin prontinho para quem quer deixar para ler depois!

Eu não consigo fazer nada sem uma câmera, e a gente quase sempre tem mais de uma. Mesmo quando a gente só vai comprar papel higiênico na esquina, eu levo pelo menos o celular para tirar umas fotos. A gente nunca sabe o que vai encontrar, se as crianças vão fazer alguma coisa muito linda, ou se a luz vai estar perfeita.

No momento, a gente tem 2 câmeras e 2 celulares.

* Post atualizado em fevereiro de 2018

* esse post pode conter links afiliados. Se você comprar alguma coisa clicando nele, não vai custar nada a mais pra você, mas nós vamos receber uma pequena porcentagem. 

A DSLR: Canon D70

llama machu picchu peru

This llama was laying down for a very long time and we thought it was hurt until it decided to run off. Photo by Coral in Machu Picchu, Peru, with the D70.

Nossa câmera mais velhinha é uma Canon D70, e está com a gente há 3 anos, desde que vendemos nossa Rebel XT – que ficou com a gente por 8 anos. Ambas são DSLRs para iniciantes, mas a D70 é uma versão bem melhorada da outra.

É pesada, não é fácil de usar, e ainda pior para carregar, mas a gente ama! As fotos são lindas, mesmo no modo automático. A gente tem a lente do kit que veio com a câmera e uma 50mm 1.8. A segunda é melhor, claro, mas é mais cara e é uma lente fixa – ou seja, não tem zoom. A gente gosta dela para quando está meio escuro ou quando a gente quer fotos melhores mesmo, senão a gente fica com a lente do kit.

uyuni bolivia salar

Quão incrível um lugar pode ser? O Salar de Uyuni, na Bolívia, foi o lugar mais incrível do mundo! Tirada com a Cano D70.

Eu lembro quando compramos nossa primeira DSLR depois de anos de máquinas automáticas (e essas vieram depois das máquinas com filmes, que a gente amava!). Demoramos um tempão para aprender a usar, mas as fotos eram tão melhores que a gente achou que valia o esforço, então aprendemos a mexer com cursos, usando todos os dias e fazendo muitas pesquisas. Melhoramos bastante. Já quase nunca usamos em modo automático.

Eu amo – e escolhi Canon ao invés de Nikon 10 anos atrás porque era mais barato. Sou essa pessoa muquirana. Não me arrependo!

A maioria das fotos desse site até agora foram tiradas com essa câmera.

* Deixamos essa máquina guardada na NZ por causa do tamanho em dezembro de 2017.

Clique aqui para saber os preços da câmerasna Amazon US!

 

 

Olympus OM-D EM10 Mark ll

A Olympus OM-D EM10 Mark ll nas mãos do João’s (12). Viu como é pequena?

Nosso atual câmera principal é a Olympus OM-D EM10-II. É uma mirrorless, menor que a DSLR apesar de pesar quase a mesma coisa. É mais bonita e tem as mesmas funções que a Canon. Demorei um mês usando direto para conseguir tirar fotos usáveis. No momento, acho que a qualidade é equivalente à da Canon em fotos, apesar de eu achar a Canon mais fácil de usar. Deve ser a prática, já que essa é nova. Toda vez que eu quero mudar algum ajuste, eu demoro – e quase sempre perco a foto.
Ainda estamos aprendendo a usar.
Uma das grandes vantagens dessa (além do tamanho) é que ela filma em Full HD, então os vídeos são bem melhores que os da Canon.

Watch the sunset by the Rideau Canal was one of the best things we did in Ottawa. So worth it!

O pôr do sol em Ottawa estava lindo e foi um dos primeiros que eu tirei com a Olympus. Foram muitas tentativas até chegar aqui.

Outra coisa boa é o preço: custou metade das outras mirrorless, que chegam a custar a mesma coisa ou mais que as DSLRs. Claro, ela não filma em 4K (evolução do Full HD), mas tudo bem para nós por enquanto. Talvez a gente queria uma 4K no futuro, mas por enquanto, estamos amando os vídeos dessa.

O estabilizador dela é excelente, eu já filmei até andando e consegui não passar mal assistindo. Também faz com que fotos no escuro não fiquem tão borradas.

Universal Studios Japan gets a lot prettier once the sun is out.

Uma foto do parque da Universal do Japão de noite, tirada com a Olympus!

Por enquanto, estou gostando de brincar com ela.

* Já consigo me virar bem com ela. Ainda tenho problemas com o foco, mas aos poucos, já está ficando mais natural.

Para ver os preços dessa máquina na Amazon US, clique aqui!

Nossa última adição: Garmin Virb, câmera 360!

A tiny planet photo with the 6 of us on the planet, holding on a rail, and the blue waters of Lake Tekapo (NZ) on the bottom. Taken with the Garmin Virb.

Uma foto estili tiny planet de nós no Lago Tekapo (NZ). Amo como essas cores ficaram fiéis!

A Garmin Virb veio em um momento de decisões grades na nossa vida. E quebrou todos os padrões.

É uma câmera 360°, que também é action camera: a prova d’água (até 10 metros sem caixa especial) e choque (tirando as lentes, mas se quebrar,  só trocar!).

A edição das fotos dela é meio chatinha, mas os efeitos são bem legais e, por enquanto, está valendo a pena.

A tiny planet photo of Shinjuku Station, in Tokyo, Japan. The round tiny planet in the middle, with buildings growing all over it.

Mais uma tiny planet, dessa vez da estação de Shinjuku, em Tóquio (Japão) e em preto e branco. Tirada com a Garmin Virb!

Outra coisa é que precisa ter um tripé, senão as fotos ficam bem esquisitas, mas como ela é uma câmera bem pequena, vale a pena carregar um tripé retrátil.

Os vídeos são bem mais legais do que as fotos em si, como qualquer outra action camera, mas as fotos também são boas – como você pode ver espalhadas pelo post.

Clique aqui para ver os preços da Virb na Amazon!

Aí chegamos aos celulares.

Meu Agora o Angelo tem oiPhone 6. Eu tirava muitas fotos com ele, fazia filmes, e tudo o mais. Algumas das fotos do blog são do celular também. Eu gosto bastante da câmera dele e acho que, se você não tem planos de virar um fotógrafo profissional, um celular com uma câmera decente é mais que o suficiente.

Não tem a qualidade da Canon e da Olympus, e também faltam opções de ajustes (especialmente quando se quer tirar fotos do sol ou das estrelas), mas se eu não fosse uma viciada em fotografia, ficaria só com ele.

É leve, é celular, tem Pokémon Go, internet. Perfeito! Quase.

Canon 70D and Olympus OM-D EM10 ll - great cameras!

Olha essas duas coisinhas fofas…. Tirada com o iPhone 6

E o Angelo tinha um Zenfone 3. Ele trocou o velho dele pelo Zenfone depois de muitos meses sofrendo. As fotos do velho não eram utilizáveis (pense na qualidade do iPhone 4), mas as do Zenfone são muito boas. Eu diria que a câmera do Zenfone é até melhor e com mais ajustes do que a do iPhone. Ele ainda usa mais a Canon, mas toda vez que ele me manda uma foto do celular, eu fico besta.

Tivemos que nos desfazer desse celular porque ele estava com um problema e a Asus disse que trocaria se a gente estivesse no Peru (aonde compramos). Como não estamos, não temos como nem mandar pra arrumar. Ele estava tão ruim que chegava a mandar coisas pras pessoas sem ninguém encostar nele, e mal dava pra abrir um aplicativo: ele fechava sozinho e abria outros.

The lupins around Lake Tekapo, the blue waters, and the small church make the place a perfect destination for photographers!

Uma foto da igrejinha do Lago Tekapo e suas flores maravilhosas. Tirada com o iPhone SE porque a bateria da câmera acabou. haha.

Agora eu tenho um iPhone SE, que é igualzinho ao antigo 6S (que foi para o Angelo), mas é menorzinho. Estou gostando, apesar da câmera frontal ser meio ruim. Como ele ainda é novo, vou deixar para falar melhor sobre ele daqui a algum tempo.

A gente usa os celulares quando vimos alguma coisa interessante que não vai para o blog nem vai ser impresso depois, ou quando a gente saiu sem as câmeras. Nosso Instagram e Twitter também só têm fotos dos celulares, então dá pra vocês verem a qualidade lá.

Traveling to Chile is expensive and a bit difficult due to its geography but you can start reading here!

Uma das casinhas coloridas e lindas de Valparaíso, no Chile, tirada com o iPhone 6.

Na Colômbia, antes de comprar a Olympus, a gente levou a Canon para uma limpeza e um geral, e ficou 2 dias sem câmera. Teve alguns momentos em que a gente queria muito ter a câmera, mas no geral, ficamos bem só com os celulares.

Eu não acredito que alguém PRECISE de uma câmera grande e pesada para tirar fotos boas, mas elas certamente ajudam.

O veredito

A tiny planet with Stirling Point (NZ) distance signs on the top and the 6 of us on the bottom. Click to know more about the cameras we take on our trips!

Uma outra tiny planet – a última desse post – tirada com a Garmin Virb. Dessa vez em Stirling Point, NZ!

Eu também não preciso do melhor ou do último modelo. Uma boa câmera é o suficiente, e a gente quase nunca usa toda a capacidade da câmera de qualquer jeito.

Se você está aqui porque está pensando em comprar uma câmera, as duas que a gente tem são excelentes. Só depende do uso que você vai dar. Para vídeos, as novas mirrorless filmam em 4K, que é melhor que Full HD, mas a nossa D70 não filma nem em Full HD e a gente ama.

Eu recomendo que você leia os reviews na internet, vá a uma loja (mesmo que não vá comprar lá) para segurar, ver se você gosta, como ela fica na sua mão. Faz uma diferença danada.

MAS se você leu até aqui esperando a minha opinião, aqui vai. A Olympus é menor, pouca coisa mais leve, então é melhor para viajar. Se você não tem problemas com espaço, eu iria de DSLR – gosto mais da qualidade das fotos, apesar de ser quase igual.

DSLR x Mirrorless, the best for travel

De cima, a diferença no tamanho é visível!

E conta pra gente qual câmera você tem nos comentários!

 

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *